FAQ



O que é serviço?
De um lado, o advogado, estudante de Direito ou bacharel que deseja oferecer seus serviços cadastra-se como CORRESPONDENTE e, a partir daí, tem disponibilizados seus contatos no site. De outro lado, escritórios e empresas utilizam o site Migalhas Correspondentes em busca de profissionais. O site faz a ponte entre os dois, possibilitando uma relação de cooperação mútua na qual há ganho para ambas as partes.

Como funciona?
O profissional que deseja oferecer seus serviços jurídicos cadastra-se como CORRESPONDENTE e tem seus contatos disponibilizados. O correspondente receberá pedidos de solicitações de serviço a ser realizado na localidade em que está cadastrado por meio de telefone ou e-mail. Escritórios e departamentos jurídicos de todo país utilizam o site Migalhas em busca de profissionais que possam realizar diligências nas mais variadas localidades do Brasil.

Quem é o CORRESPONDENTE?
Advogado, estudante de Direito ou bacharel em Direito que deseja oferecer seus serviços na localidade em que tem disponibilidade.

Quem é o SOLICITANTE?
Escritórios, departamentos jurídicos, entre outros, que necessitam do serviço em uma localidade distante.

Posso cadastrar meu escritório como correspondente?
Atualmente ainda não é disponibilizada a possibilidade para cadastro de pessoa jurídica.

Posso ser CORRESPONDENTE e SOLICITANTE?
Sim. Como correspondente também é possível se cadastrar como SOLICITANTE e solicitar serviços para os profissionais cadastrados. Assim como Solicitante também pode se cadastrar como CORRESPONDENTE e disponibilizar seus contatos para a realização de serviços.

O cadastro na seção Migalhas Correspondentes é pago?
O CORRESPONDENTE pagará a quantia referente ao período escolhido nos planos disponíveis: R$ 114,00 (cento e quatorze reais) por 4 (quatro) meses; R$ 154,00 (cento e cinquenta e quatro reais) por 6 (seis) meses; R$ 259,00 (duzentos e cinquenta e nove reais) por 12 (doze) meses; R$ 351,00 (trezentos e cinquenta e um reais) por 18 (dezoito) meses; ou, R$ 452,00 (quatrocentos e cinquenta e dois reais) por 24 meses, por cada um dos municípios em que se dispuser a prestar serviços, que se dará mediante boleto bancário, PagSeguro, ou outra forma que vier ser oferecida, a qual será apresentada no término do preenchimento do cadastro.

Como faço para me cadastrar?
O profissional interessado pode se cadastrar como CORRESPONDENTE diretamente no site (Link). O profissional interessado pode se cadastrar como SOLICITANTE diretamente no site (Link).

Sou estudante, posso me cadastrar?
O estudante pode se cadastrar como CORRESPONDENTE. Entretanto, dentre as diversas solicitações, certamente algumas necessitarão que o correspondente já possua OAB. Sendo assim, caberá ao CORRESPONDENTE informar a disponibilidade para a solicitação.

Posso ter vários cadastros?
Sim. Para que o nome do CORRSPONDENTE seja disponibilizado por diversas vezes é necessário criar contas diferentes, com e-mails diferentes.

Não estou conseguindo me cadastrar, o que faço?
Podem existir algumas possibilidades para que não consiga se cadastrar:
• Se o e-mail que estiver tentando cadastrar já constar cadastrado em nossa base.
• O preenchimento incorreto das informações – como CPF incorreto, ausência de alguns dados.
• Caso, no momento do preenchimento do Perfil, ocorra a tentativa de inserir imagem fora das configurações preestabelecidas – tamanho até 200 Kb e formato JPEG ou GIF. Caso o impedimento do cadastro não se encaixe em nenhum dos motivos citados acima, pedimos que entre em contato com nossa equipe por meio do e-mail correspondentes@migalhas.com.br.

A renovação do cadastro é automática?
Não. Próximo a data de vencimento do cadastro o CORRESPONDENTE receberá um lembrete de vencimento, que poderá ser encaminhado via SMS ou e-mail. O CORRESPONDENTE pode realizar a renovação do cadastro diretamente na Central do Correspondente.

Já realizei o pagamento do serviço, quanto tempo demora para ficar disponível?
O cadastro ficará disponível na(s) cidade(s) escolhida(s) em no máximo 2 dias úteis após o pagamento. Caso tenha passado deste período é necessário que o CORRESPODENTE entre em contato com a equipe MIGALHAS CORRESPONDENTES com o comprovante do pagamento para que possa ser verificado o motivo. Vale lembrar que comprovantes de agendamentos de pagamentos não comprovam o pagamento.

Como posso verificar que o meu cadastro está ativo?
Para que o cadastrado possa verificar o seu cadastro é necessário entrar no site e pesquisar pelo nome da cidade em que se cadastrou. Assim que forem disponibilizados os nomes dos correspondentes inscritos na cidade, o CORRESPONDENTE deverá digitar "Ctrl + F" e buscar pelo nome da forma como foi cadastrado no site. Também é possível verificar tal informação ao acessar a aba "cidades" da sua Central do Correspondente.

De que forma serei contatado?
As contratações poderão ser realizadas por e-mail - encaminhados diretamente do site - e também por meio dos telefones que o CORRESPONDENTE disponibilizar. O contato é realizado diretamente pelo interessado em contratar um serviço. A equipe MIGALHAS CORRESPODENTES não encaminha solicitações de serviços. Por este motivo, fique sempre atento ao seu e-mail cadastrado, caixas de lixo eletrônico, spam, social, promoções, dentre outras. Para facilitar MIGALHAS disponibiliza também, no cadastro de CORRESPONDENTE, o painel “Solicitações” para verificar as demandas recebidas.

Como é feita a divulgação na cidade escolhida?
Será disponibilizado na cidade escolhida o nome, link do e-mail cadastrado e os números de telefones (até 10 números) e um breve perfil de atuação (que deverá ser preenchido pelo CORRESPONDENTE). A posição dos nomes nas cidades é apresentada de forma aleatória - alterando-se a ordem de apresentar a cada nova busca, para não beneficiar nenhum CORRESPONDENTE.

Perdi a data de pagamento do plano, como faço para gerar uma nova guia de pagamento?
É simples. Para isso é necessário que o CORRESPODENTE acesse seu cadastro com login e senha (https://correspondente.migalhas.com.br/central-do-correspondente) entre na aba “Cidades”, clique no botão renovar ao lado da cidade que deseja, escolha o plano e a forma de pagamento. Caso tenha passado um longo período e a cidade desejada não estiver mais disponível, o CORRESPONDENTE deverá acessar a aba “Adicionar nova cidade”, escolher estado e a cidade desejada, escolher o plano e em seguida a forma de pagamento.

O plano dá direito a quantas cidades?
É possível se cadastrar em quantas cidades desejar. Para cada cidade que o CORRESPONDENTE desejar disponibilizar seus contatos é necessário realizar um pagamento.

Onde vejo as solicitações de diligências para me candidatar?
Atualmente as solicitações de diligências não ficam disponíveis para que o CORRESPONDENTE se candidate para realização. Na seção Migalhas Correspondentes quem precisa de um serviço jurídico entra em contato direto com os correspondentes cadastrados, de forma individual, por meio do e-mail e telefones disponibilizados pelos CORRESPONDENTES.

Quais valores devo cobrar pelos serviços?
A seção Migalhas Correspondentes não disponibiliza uma tabela de sugestão de valores. Orientamos os CORRESPONDENTES a cobrarem o valor que acharam correto pela prestação do serviço, tendo como base a tabela de honorários e diligências da OAB de cada estado. Todos os detalhes da solicitação de serviços como prazos, formas e condições de pagamento devem ser prévia e diretamente acordados com o solicitante.

Quero alterar meus dados, como faço?
Os dados cadastrais são facilmente alterados. Para isso o CORRESPONDENTE deverá acessar seu cadastro com login e senha (https://correspondente.migalhas.com.br/central-do-correspondente) entrar na aba denominada “meu cadastro”, realizar as alterações desejadas e em seguida salvar alterações.

É possível alterar a cidade em que estou cadastro?
A cidade cadastrada não pode ser alterada no decorrer no período contratado. A alteração de cidade somente é realizada, em caráter de exceção, mediante a comprovação de mudança de residencial.

Respondo as solicitações de serviço e não tenho retorno. Estou fazendo algo errado?
A ausência de resposta de um SOLICITANTE pode se dar por inúmeros motivos, dentre eles a contratação de outro CORRESPONDENTE. Lembramos que o mero contato de um solicitante para realização de um serviço jurídico não confirma a contratação. É necessário que ocorra um “aceite” de ambas partes para que se dê continuidade ao pedido de diligência.

Realizei o serviço e não recebi. E agora?
A seção Migalhas Correspondentes não interfere na tratativa entre CORRESPONDENTES e SOLICITANTES. Todos os detalhes das prestações de serviço devem ser acertados entre os envolvidos. Migalhas não possui autoridade para resolver tais conflitos.

Quero cancelar, como faço?
O CORRESPONDENTE poderá cancelar sua conta a qualquer momento. No entanto o pedido deve ser realizado diretamente ao e-mail sac.correspondentes@migalhas.com.br, canal pelo qual ocorrerá toda tratativa de cancelamento.

Como faço para cancelar meu cadastro com devolução do valor pago?
Somente é realizada a devolução do valor pago quando o pedido de cancelamento for solicitado dentro do prazo estabelecido pelo CDC – Código de Defesa do consumidor – que é de 7 dias. Pedidos de cancelamento realizados após este prazo não terão direito a devolução proporcional aos dias não utilizados.

Fiz o cadastro, não paguei e quero cancelar. Como devo fazer?
O CORRESPONDENTE deve entrar em contato por meio do e-mail sac.correspondentes@migalhas.com.br e solicitar o cancelamento. Esclarecemos que o não pagamento não causará ônus ao CORRESPONDENTE.

Esqueci minha senha. Como faço para recuperar?
É simples alterar a senha. Ao tentar acessar o cadastro o CORRESPONDENTE deverá clicar, logo abaixo do campo "senha", na opção “esqueci minha senha” e preencher seu e-mail cadastrado. Em seguida será encaminhado para seu e-mail uma mensagem para que proceda a redefinição de senha. Lembramos que a senha deve ter exatamente 6 caracteres para ser aceita. Caso o CORRESPONDENTE não receber o e-mail de redefinição de senha em sua Caixa de entrada, deverá verificar as caixas de Lixo eletrônico, Spam, Social, Promoções, dentre outras. Se ainda assim não localizar o e-mail de redefinição de senha, deverá entrar em contato com a equipe Migalhas Correspondentes.

Posso suspender o meu contrato por determinado período?
Não é possível suspender o plano contratado. Uma vez contratado qualquer um dos planos, a divulgação dos contatos é feita de forma contínua – sem suspensão.

Como funcionada a contagem do “Correspondente desde”?
O “correspondente desde” mostra o tempo de parceria do correspondente com a seção Migalhas Correspondentes. Este tempo é contado de acordo com os pagamentos realizados initerruptamente – com um intervalo tolerado de 30 dias entre o vencimento e o novo pagamento. Caso o pagamento das renovações tenha ultrapassado o período de 30 dias, o tempo de parceria começará ser contado a partir do ano corrente.

Porque meu e-mail não aparece na divulgação?
O e-mail de todos os CORRESPONDENTES é disponibilizado no site por meio de link, juntamente com outras informações do cadastrado, como nome e telefones. O solicitante interessado em contatar um CORRESPONDENTE deverá clicar em "enviar e-mail". Tal procedimento ocorre para assegurar que as informações dos correspondentes não sejam utilizadas de forma indevida por terceiros como o envio de indesejáveis malas diretas.

Existe Correspondente Internacional?
Não. Atualmente a seção Migalhas Correspondentes atua apenas em território nacional.

O que é certificado digital? É obrigatório?
É um Certificado Digital exclusivo para advogados regularmente inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil. Por meio do documento eletrônico, o profissional pode dar andamento a diversos processos sem a necessidade de locomoção como, por exemplo, visualizar autos e realizar o Peticionamento Eletrônico (PJ-e). A posse do certificado digital não é obrigatória para o cadastro de CORRESPONDENTE. Para obtê-lo é necessário que o CORRESPONDENTE entre em contato com a OAB de seu estado para informações sobre aquisição.

Como é feito o estorno quando o pagamento é realizado no cartão de crédito?
O CORRESPONDENTE poderá cancelar sua compra realizada por meio de cartão de crédito a qualquer momento. O pedido deve ser realizado diretamente ao e-mail sac.correspondentes@migalhas.com.br, canal pelo qual ocorrerá toda tratativa de cancelamento. O valor pago será estornado diretamente para o cartão em que foi realizada a compra em até 30 dias. Somente é realizada a devolução do valor pago quando o pedido de cancelamento for solicitado dentro do prazo estabelecido pelo CDC – Código de Defesa do consumidor – que é de 7 dias. Pedidos de cancelamento realizados após este prazo, não terão direito a devolução proporcional aos dias não utilizados.

Mesmo cancelado meu plano, ainda poderei acessar as solicitações das cidades que tive cadastro ativo?
Após o cancelamento do cadastro, o CORRESPONDENTE não poderá mais ter acesso as solicitações de serviço recebidas.

Não consigo visualizar solicitações antigas. Por quê?
Apenas são disponibilizadas na aba "Solicitações" da Central do Correspondente as solicitações dos últimos 60 dias.

Após cancelar o meu cadastro eu posso voltar a ser correspondente? Como devo proceder?
Após solicitar o cancelamento, o CORRESPONDENTE tem cancelado apenas o período vigente do seu plano contratado. Caso tenha interesse em voltar a ser CORRESPONDENTE, basta entrar no site com e-mail e senha utilizados anteriormente e gerar uma nova forma de pagamento.

Fiz meu cadastro há algum tempo e não recebo diligências, tem algo de errado?
Devido a diversidade de contatos não é possível mensurar o fluxo de demandas. Sabemos que pode haver sazonalidades em razão da procura ser orgânica e depender da necessidade de demandas da cidade cadastrada. Orientamos que o CORRESPONDENTE fique atento ao e-mail e telefones cadastrados, e também a aba solicitações da nossa plataforma.

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